O estudo da filosofia da
educação, na verdade preocupa-se com problemática educacional que ocorre em
todos os segmentos da sociedade, pois se trata, com efeito, de filosofia da
educação e não simplesmente de filosofia, e também da educação sem postura
reflexiva [porque neste caso a educação não seria um processo intencionalmente
conduzido] (Saviani, 1984, p.35). Educação dentro de uma sociedade não se
expressa como um fim em si mesmo, mas como um instrumento de manutenção ou
transformação social. A filosofia fornece uma reflexão sobre a sociedade na
qual esta inserida, sobre o educando, o educador e para onde devem seguir. De
um lado a educação, é entendida num conceito amplo, oferece a filosofia
problemas que se tornam cada vez mais complexos, inesperados e incertos como a
miséria, a fome, a violência, a corrupção, o individualismo, a concorrência, a
perda dos valores, a exclusão social e o analfabetismo. Na visão de Platão, a filosofia deveria transcender a
contingência histórica, contribuindo para o processo de esclarecimento da
verdadeira sabedoria, na superação das falsas crenças, lançando a ideia de uma
educação para a virtude, uma educação perfeita, com a qual o homem se torna
culto e erudito. Nessa expectativa, a educação acabou tornando-se objeto de
estudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a
filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia
estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas
do conhecimento perfeito, orientou o ser humano segundo a razão, inferindo um
pensamento pedagógico que busca a perfeição. A filosofia procura
entender quais os pensamentos construíram a maneira de fazer ciência atualmente.
É nessa lógica que persiste e insiste em fazer da própria vida do homem um
produto descartável que a filosofia da educação procura problematizar e dar-lhe
outro sentido, outra finalidade. A filosofia ela faz presente no início do
processo,quando estabelecemos metas em nosso discurso,quando traçamos ou
executamos estratégias. Sabemos que a educação atualmente passa por
transformações circunstanciais e advindas de um modelo tradicional de ensino,
torna-se necessário entender que ela se realiza em três modalidades: educação
informal, educação formal e educação não formal, sendo necessário que o
professor e aluno revejam seus objetivos, pois há a necessidade pedagógica de
se encontrarem enquanto bom professor e bom aluno. A filosofia propõe questionar,
a interpretação do mundo que temos e procura buscar novos sentidos e novas
interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio
da vida humana. Sabemos que a relação da filosofia com a educação existe desde
os tempos atrás no mundo grego. Pode-se
dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a
pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com
as formas do conhecimento perfeito, orientou o ser humano segundo a razão, inferindo
um pensamento pedagógico que busca a perfeição. A filosofia da educação
contribuiu com alguns requisitos. Considerando as exigências do século XXI, que
tipo de homem a sociedade está procurando-o homem “overnight”, que muda seus
valores, seus comportamentos da noite para o dia. Esse modelo de educação já
vem determinado e condicionado pelos aspectos sociais, políticos, econômicos e
históricos nos quais se desenvolve. Assim alguns perfis foram estabelecidos e
pensados, para serem alcançados por meio da educação. Apresentar as
grandes concepções de homem que ocorrem até o presente momento; as teorias do
conhecimento que a elas deram origem, bem como o modelo de escolas que elas
influenciaram/influenciam” num permanente processo de afirmação, negação e
superação como marcas características e dominantes dos diversos momentos dessa
história” (Severino, 1994).Na concepção essencialista, o período da Antiguidade
até a Idade Média, o homem tem uma natureza fixa, imutável, que orienta os valores
e suas ações, e a busca da perfeição é um ideal a ser atingido.A teoria ou
corrente filosófica de conhecimento é o empirismo. O sujeito recebe as
influências do mundo externo. A concepção naturalista é como compreende o
conhecimento onde o homem passa a ser o centro de toda essa mudança. A teoria
deste conhecimento é o racionalismo, ou seja, é a razão do conhecimento deste
período é o racionalismo, ou seja, é a razão que orienta as ações do homem. Já a
concepção histórica social ela avança em relação ás duas anteriores. A visão de
homem é a de um ser integral em sua capacidade individual, espiritual e em suas
necessidades concretas de existência/sobrevivências. Como diz Dermeval Saviani.
É de pequeno que se torce o pepino, ou seja, os adultos vão moldando as
crianças desde pequenas através do processo educativo. Na filosofia moderna e
contemporânea, as investigações em torno desses objetos estão em uma situação diferente
da filosofia grega onde eram considerados distintos e independentes.
filosofia da educação
ResponderExcluirA filosofia analítica da educação, é uma das primeiras e mais importantes tarefas da filosofia da educação, a partir da caracterização da tarefa da filosofia sugerida acima, é a análise e clarificação do conceito de "educação". Fala-se muito em educação. "Educação é direito de todos", "educação é investimento", "a educação é o caminho do desenvolvimento", etc. Mas o que realmente será essa educação, em que tanto se fala? Será que todos os que falam sobre a educação usam o termo no mesmo sentido, com idêntico significado? Dificilmente. É a educação transmissão de conhecimentos? É a educação preparação para a cidadania democrática responsável? É a educação o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo? É a educação adestramento para o exercício de uma profissão? As várias respostas, em sua maioria conflitantes, dadas a essas perguntas são indicativas da adoção de conceitos de educação diferentes, muitas vezes incompatíveis, por parte dos que se preocupam em responder a elas. Este fato, por si só, já aponta para a necessidade de uma reflexão sistemática e profunda sobre o que seja a educação, isto é, sobre o conceito de educação.